Você está aqui

Currículo

Currículo Resumido

 

Nezito Reis

Há trinta e sete anos Nezito Reis encontra-se envolvido com o teatro. Desses, trinta e dois anos foram dedicados ao estudo e pesquisa de Iluminação Cênica. Primeiro no Movimento Teatral Amador no início do ano de 1970 e depois a profissionalização, a partir dos Teatros Do Bixiga e Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo).

Desenvolveu Projetos de Iluminação em quase uma centena de montagens, dos quais podemos citar: “Castro Alves Pede Passagem”de Gianfrancesco Guarnieri com Direção de Elvira Gentil; “A Guerra Mais Ou Menos Santa”de Mario Brasini, Direção de Augusto Geraldini; “O Coronel Dos Coronéis”de Maurício Segal, Direção de Ulisses Cruz; “O Balão Que Caiu No Mar”de Odyllo Costa Filho, Direção de Carlos Meceni; “O Anti-Nelson Rodrigues” com Direção de Paulo Betti; “Nossa Sra. Das Flores”de Jean Genet, Direção Luiz Armando Queiroz; “Você Vai Ver O Que Você Vai Ver” de Raimond Queneu, Direção de Gabriel Vilella; “Três Marias e Uma Rosa” de David Boaventura, Direção de Celso Nunes; “Macbeth”de William Shakespeare e “Noites
Brancas”de Dostoiewski, ambas com Direção de Pablo Moreira; “Zum ou Zois” por Carlos Meceni e José Mauro Padovani; “A Conquista”de Antonin Artaud (Teatro e Dança Butho) com Min Tanaka; “Lembrar é Resistir”de Isaias Almada e Analy Alvarez, Direção de Silnei Siqueira, (espetáculo este realizado no antigo presídio do DOPS).

Dessa trajetória, conseguiu estabelecer um método de ensino e de transmissão de conhecimentos básicos e avançados, acerca de Iluminação Cênica, sendo um dos poucos em São Paulo, preocupado em passar suas experiências adiante.

Ministrou Oficina Pública no LAC (Laboratório de Artes Cênicas) do S.A.T.E.D.; no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP; no Festival de Inverno de Belo Horizonte, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante seis anos ministrou Curso de Iluminação no C.P.T. (Centro de Pesquisa Teatral do SESC) sob orientação do Diretor Antunes Filho; participou do SOS Iluminação no Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Estado da Cultura – S/P.
Realizou ainda dezenas de Cursos Livres, Oficinas, Workshops e Palestras em São Paulo, Capital e Cidades do Interior. Desde 1995 coordena a Equipe de Iluminação do Centro Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Há seis anos leciona a disciplina “Iluminação Cênica” na F.P.A. – Faculdade Paulista De Artes.


Voltar